Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.11.06

Pedagogia e Tecnologia

SOFTWARES EDUCACIONAIS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLETINDO SOBRE ASPECTOS PEDAGÓGICOS

Claudete Morellato
Maria Cristina Torres Felippim
Liliana Maria Passerino
Marlise Geller


Acesse o site:
http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2006/artigosrenote/a21_21176.pdf


De acordo com os autores, o artigo aponta a relevância do uso de softwares educacionais no processo de ensino-aprendizagem, pois favorecem a ter uma adequação dos conteúdos perante a realidade de cada aluno; a serem novas metodologias que venham a incentivar a participação ativa do aluno no aprendizado; além de ampliar o desenvolvimento do aluno para a sua inserção na sociedade moderna, a partir de condições de cognição e autonomia.
Enfatiza-se que os aspectos pedagógicos e sociais devem nortear no manuseio da informática na aprendizagem, visando, sobretudo, uma perspectiva pedagógica voltada a construção do conhecimento na educação e principalmente na Educação Especial.

"A Informática na Educação Especial favorece na perspectiva de pensar e repensar a prática pedagógica, de modo a torná-la eficaz no propósito de possibilitar a aprendizagem, promovendo uma ruptura de algumas práticas que concebem os alunos como iguais e não como sujeitos sócio-culturais com experiências e necessidades diversas". (FELIPPIM; GELLER; MORELLATO; PASSERINO).

Dessa forma, há softwares direcionados a esses alunos, como os de “Linguagem de Programação” que estimulam a percepção auditiva e perceptiva e o desenvolvimento psicomotor deles.
Diante desse cenário, a tarefa primordial da escola é de refletir na utilização das novas tecnologias, como ferramentas que garantem situações significativas de aprendizagem, levando a construção e a organização do raciocínio dos alunos.