Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.11.06

Emilia Ferreiro valoriza as novas tecnologias

Outra matéria importante, principalmente por se tratar de alfabetização/letramento e novas tecnologias. Espero que gostem.
Emilia Ferreiro valoriza as novas tecnologias

Por Paloma Varón
"A escola tem tradição de resistir às inovações tecnológicas, quaisquer que sejam elas. Mas a resistência tem de acabar.” Com essa frase, a psicolingüista argentina Emilia Ferreiro - doutora pela Universidade de Genebra, com tese orientada por Jean Piaget – mostra que está antenada para a importância da inserção das novas tecnologias no contexto escolar.
Emilia esteve em São Paulo dia 29 de março, quando proferiu palestra no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), promovida pelo Centro de Estudos da Escola da Vila. Com o tema “Novas investigações sobre a Psicogênese da Língua Escrita e suas repercussões na prática escolar”, ela falou também sobre a utilização pedagógica na Internet.
Em um site criado por ela e por pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México, o Chicos y Escritores (Crianças e Escritores), ela põe em prática alguns desses conceitos. No site, assim como ocorre com o EducaRede, há uma oficina de criação literária. Destinado a crianças de quatro a 12 anos, o Chicos y Escritores coloca-as em contato com autores consagrados da literatura infantil.
Os escritores começam a escrever um conto e as crianças têm de terminá-lo. Durante o processo, todos conversam, dialogam entre si e com o escritor. A criança é vista como produtora. Há também seções em que os pequenos indicam livros de que gostaram e trocam mensagens entre si. Segundo Emilia, o objetivo era fazer um site em que fossem desenvolvidas atividades diferentes das que ocorrem na sala de aula, mas que os professores pudessem utilizar essa experiência também em sala de aula.
Cultura letrada
Para ela, que é estudiosa da linguagem e autora de livros como “Psicogênese da Língua Escrita”, “Reflexões sobre Alfabetização” e “Passado e Presente dos verbos Ler e Escrever”, entre outros, há novos desafios na definição do leitor do século XXI. Isso porque a cultura letrada está presente de diversas formas nas novas tecnologias. “Graças às novas tecnologias, talvez seja mais fácil introduzir a criança à cultura letrada”, disse. Para ela, o correio eletrônico permite entrar no gênero epistolar (relativo à carta, mensagem).
Na Internet, encontramos todo tipo de texto, podemos consultar os clássicos da literatura, temos acesso às mais importantes bibliotecas do mundo, temos a versão on-line dos mais importantes jornais e revistas do mundo. “As novas tecnologias são muito poderosas e não tem sentido perguntar se são boas ou más, se servem ou não. A cada dia há mais escolas conectadas em rede, tudo indica que o acesso à Internet vai se proliferar como aconteceu com o celular”, completou.
Outro aspecto que a estudiosa ressaltou foi a revisão de textos (próprios ou de outros) que, segundo afirmou, ajuda a formar um produtor autônomo. “Na escola tradicional, o revisor é o professor, por isso, a socialização do revisor é essencial. Quanto mais alguém escreve mais consciente fica da necessidade de revisar,” destacou. Mais uma vez, Emília lembrou das vantagens do uso dos novas tecnologias. “O alunos costumam reclamar de que a revisão do texto deixa-o borrado e sujo, o computador, por sua vez, permite uma releitura do texto sempre que necessário e a versão final ficará limpa.” Saiba mais sobre leitura na InternetSite Chicos y Escritores http://www.chicosyescritores.org/
Site Lectura y Vida http://www.lecturayvida.org.ar/
Os sites indicados neste texto foram visitados em 02/04/2003
02/04/2003