Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

29.10.06

Com o micro, a garotada se alfabetiza mais depressa.

Entre o meu "grande" acervo de revistas, achei uma reportagem da Nova Escola. O título que me chamou a atenção foi "Com o micro, a garotada se alfabetiza mais depressa.", pois não acreditava que o computador poderia ajudar na alfabetização.
Ainda tenho minhas dúvidas... mesmo vendo o uso de computadores com alunos de segundo período la na escola que faço estágio.
A reportagem me mostrou que o computador pode ajudar na alfabetização, não necessariamente tendo uma matéria especifica de informatica, ele pode ser utilizado por exemplo na disciplina de português. Com o uso do computador, a criança que está sendo alfabetizada, pode desenvolver a coordenação motora, identificar letras, números e símbolos.
Outro ponto que me chama a atenção é que para se trabalhar com o computador, nessa fase, precisa-se nada mais que um processador de texto e até dispensando o uso da internet.
Essa reportagem vocês podem encontrar na integra, clicando no link:

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0177/aberto/tecnologia.shtml

OBS: COMO NAO SOU EXPERT NISSO, O LINK NAO PODE FUNCIONAR MAS VOCÊS PODEM ENTRAR NO SITE DA NOVA ESCOLA: www.novaescola.com.br
E PROCURAR A EDICAO N° 177, MES DE NOVEMBRO DE 2004.