Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

28.10.06

PC sem disco rígido é tendência em escolas de Goiás

A revista Info Exame apresentou na sua edição nº 239, de fevereiro de 2006, a reportagem que transcrevo abaixo sobre o projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás, no qual são utilizados computadores sem disco rígido em algumas escolas da rede estadual desse estado.
O projeto é muito interessante e demonstra, mais uma vez, que iniciativas como esta, voltadas para o uso da tecnologia na educação, favorecem tanto os alunos quanto os professores no seu cotidiano escolar.
É importante perceber que esse projeto está sendo realizado, com sucesso, no ensino público, tão desacreditado no nosso país. Vale a pena conferir!
NA ESCOLA COM DISCOS REMOTOS:
O PC sem disco rígido virou realidade para 120 mil alunos de 100 escolas da rede estadual de Goiás. Os dados dos trabalhos que eles fazem no laboratório de informática vão direto para os servidores de um data center da Brasil Telecom, em Brasília. com isso, as escolas começaram a driblar dois problemas. Um deles era logístico: cada aluno tinha que correr sempre para a mesma máquina para concluir um trabalho iniciado outro dia. A segunda questão estava ligada à manutenção. Às vezes, os próprios alunos acabavam desconfigurando os computadores ou apagando dados por engano.
A Secretaria de Educação de Goiás pretende levar o PC sem disco a 200 instituições de ensino do estado, atingindo 250 mil alunos. O investimento deve chegar a 29 milhões de reais. Com os dados armazenados no data center, é possível acessar a tudo o que foi gravado de qualquer computador, em qualquer laboratório da rede. "Cada aluno tem login e senha, e 10 MB no data center para armazenar seus dados", diz Cláudia Tomaz, gerente de tecnologia da informação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Se o estudante for transferido para outra escola estadual, ele conseguirá ter acesso aos projetos realizados anteriormente.
Cada laboratório é composto de um conjunto de equipamentos que inclui 22 estações - com processadores Celeron de 1,8 GHz e 256 MB de memória, rodando Windows XP Home Edition e Office - da Microsoft, servidor, impressora a laser, no-break, dois aparelhos de ar condicionado e alarme.
O projeto permite também que os professores entrem na internet e acompanhem os trabalhos dos alunos fora do horário de aula. Nos fins de semana, comunidades de mais de 200 municípios podem acessar a web. "Como todas as configurações ficam no data center, se o usuário cometer algum erro durante o processo de navegação ou tentar baixar algum programa, basta reiniciar a máquina", afirma Cláudia.
A gerente de TI afirma que a iniciativa trouxe agilidade à secretaria nos processos de instalação e de atualização de programas. "Cada software pedagógico que distribuíamos tinha de ser atualizado em todos os laboratórios, um por um. Agora, fazemos a instalação por meio do data center", conta Cláudia. Além disso, há um ponto único de atendimento para help desk, firewall centralizado e interface única para acesso a informações e aplicações.