Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

27.10.06

Ideais de beleza e auto-estima: assunto para educadores

Vivemos na Pós-Modernidade, na era do consumismo, do hedonismo, com ideais de beleza que vão sendo bombardeados em olhos pelas mais diversas mídias.
São ideais que acabam nos sendo impostos por aqueles que têm o encargo de induzir consumo.

"Vendem-se" ideais para se venderem produtos, serviços, até os de cirurgiões plásticos. Mas será que todas as mulheres podem se enquadrar nesse padrão?
Temos hoje uma cultura do corpo que não significa necessariamente saúde e que mexe com todos, em especial os jovens. As revistas, as propagandas querem nos dizer como deve ser nosso corpo, nossa face; como devemos ser.
A mídia nos oferece modelos de beleza. Aí jovens e até adultos desejam ser musculosos como aquele modelo; de rostos angelicais como aquela manequim ou artista.
Sabemos perfeitamente o enorme desafio que significa educar jovens nessa era, nesse tempo. Desafio para pais e educadores.


Vi um filme que me impressionou muito. Está na Internet.
É da Dove, que eu conheço como marca de sabonete, numa campanha da beleza real, tocando numa coisa essencial: auto-estima.
O filme se encerra com frases: "No wonder our perception of beauty is distorted." "Every girl deserves to feel beautiful just the way she is."
Vale a pena ver o filme.

Vale a pena sugerir que seus alunos o assistam, especialmente as meninas.
E, é claro, vale a pena usar o filme como pretexto para um bom papo. Isso é estratégia de quem quer de fato formar cidadãos.


O filme é bem curtinho. Está disponível em
http://www.campaignforrealbeauty.com/.
Abaixo estão dois fotogramas do filme: um do seu início, outro do final.

Observem, no filme, o detalhe da tecnologia, a mágica que o computador permite na "fabricação" da beleza.