Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

23.10.06

No último sábado tivemos, no colégio do meu filho, uma reunião da direção da escola com o grupo de pais que criamos. Essas reuniões são mensais, construímos juntos a pauta.
Dos assuntos tratados nessa última reunião, houve uma troca de mensagens pelo grupo eletrônico.
Numa mensagem coloquei um pouco do que penso da educação, mais especificamente da dose necessária na educação.

Eu diria que educar, ensinar, de certa forma se compara à tarefa de um músico. De um violinista, para ficar num só exemplo.
O violinista comprime na dose certa as cordas do seu instrumento com uma das mãos. Com a outra, fricciona a crina do arco de madeira sobre essas cordas.
Se apertar demais as cordas, ou apertar de menos, usar muita ou pouca força no arco, ou seja, se for além ou ficar aquém do que é preciso, da perfeita dose, dali não tirará o som necessário.
Se acelerar demais a passagem do arco sobre as cordas, se fugir ao tempo do campasso, daquele violino não terá a melodia pretendida. A música tem seu próprio tempo.
E, dependendo do quão grande é a força que o violinista aplica, poderá romper as cordas. O violino será então, a partir daí, peça inútil numa orquestra.
Aqueles que têm a tarefa de educar pessoas, devem pensar nisso, sempre!
Os educadores têm o desafio da dose e do tempo, para não danificarem peças tão preciosas que lhes são entregues.