Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

23.10.06

Reflexão sobre qual a escola que necessitamos na atual sociedade.

No atual contexto, a sociedade do conhecimento exige profissionais com capacidade de pensar, criativos, participativos, que saibam trabalhar em grupo, com consciência de suas potencialidades cognitivas, afetivas e sociais.
Por isso, necessita-se de uma escola renovada, onde seu objetivo é a construção, produção e redescoberta do conhecimento.
Sua metodologia deve ter como preocupação que o aluno aprenda a aprender, aprenda fazendo, pesquisando e construíndo o seu conhecimento, para que ele se torne um aprendiz ativo, capaz de desenvolver competência e havilidades, de estabelecer relações entre os conteúdos e sua realidade. Que saiba trabalhar em equipe, tendo um aprendizado aprimorado pelo compartilhamento de saberes e que será avaliado pelo que ele produz e não pelo que apenas memoriza. Que saiba também explorar recursos ampliados de informação sobre o mundo real, inclusive on-line.
No entanto, é necessário propor reformulações nas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimentos, desenvolvendo metodologias compatíveis com os novos recursos digitais na comunicação.
Para que isso aconteça, é imprescindível a formação contínua dos professores, a dinamização dos novos espaços de aprendizagem e de produção de conhecimentos nas Instituições de Ensino Superior - I.E.S., considerando novas dimensões didáticas e pedagógicas, inclusive, incorporando os meios tecnológicos de comunicação em seus processos pedagógicos de forma crítica, competente, solidária e participativa.