Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

24.10.06

Cartilha para pais e professores: uso responsável da Internet


Cartilha ajuda pais e professores a orientar o uso da internet por jovens

Com o crescimento dos sites de relacionamento como o Orkut, dicas antigas para orientar a segurança dos filhos, como não dar atenção ou falar com estranhos, são conselhos importantes também para o relacionamento deles pela internet. Para orientar pais e professores nesse processo, o Comitê Para a Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR), lançou a cartilha "Uso Responsável da Internet".

A cartilha, desenvolvida em parceria com a GVT, apresenta dicas de como usar a internet como aliada da educação e do desenvolvimento da criança, com sugestões de sites que ajudam pais e professores nessa tarefa. Informações sobre como proteger o computador, identificar vítimas de bullying, denunciar o mau uso da internet e como usar a rede para fazer o bem também podem ser encontradas no manual.

A coordenadora Pedagógica do CDI-PR, Eliane Abel, afirma que conhecer a internet é uma das melhores formas de ajudar os jovens a evitar armadilhas. "A internet é uma excelente ferramenta de aprendizado e o seu uso deve ser incentivado. Mas, como no mundo real, o espaço virtual também oferece riscos. Por isso, pais e professores devem orientar o uso que crianças e adolescentes fazem da rede", explica Eliane.

Felipe Sbrussi, 19 anos, e sua família foram recentemente vítimas de uma tentativa de extorsão por telefone. O criminoso afirmou para o pai de Sbrussi ter seqüestrado seu filho e, para intimidá-lo, citou várias informações pessoais de Felipe, como o lugar onde ele estudava e nomes de amigos. "Pegaram as informações pela internet. Lá havia bastante acesso à minha vida particular. Pediram R$ 10 mil para meu pai, mas felizmente ele notou que era mentira", afirma Felipe.

A cartilha é distribuída gratuitamente pelo CDI-PR e está disponível para download no site www.cdipr.org.br. A distribuição também é realizada em palestras sobre as armadilhas que crianças e adolescentes podem encontrar na rede mundial de computadores, realizadas nas escolas que manifestam interesse pelo tema. Os crimes mais praticados na internet são a pedofilia, o racismo e a calúnia.

A notícia é do site Nota 10.

A cartilha esta disponível em http://www.cdipr.org.br/imagens/cartilha_internet.pdf