Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.11.06

Tecnologia e educação: trabalho e formação docente

Raquel Goulart
Uma questão que está havendo uma certa relevância nos dias de hoje, com o avanço tecnológico, são exatamente as tecnologias de informação e comunicação, e este é um assunto que já chegou às escolas e está trazendo tanto dúvidas como são também ferramentas de aprendizagens importantíssimas para o professor e está sendo enfrentado pelo mesmo como um desafio. O parágrafo a seguir irá dizer um pouco mais sobre o assunto:
No momento de reconfiguração de trabalho e formação docente, outro aspecto parece constituir objeto de consenso: a possibilidade da presença das chamadas “novas tecnologias” ou , mais precisamente das tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Essa presença tem sido cada vez mais constante no discurso pedagógico, compreendido tanto como o conjunto das práticas de linguagem desenvolvidas nas situações concretas de ensino quanto as que visam atingir um nível de explicação para essas mesmas situações. Em outras palavras, as TIC têm sido apontadas como elemento definidor dos atuais discursos do ensino e sobre o ensino ainda que prevaleçam nos últimos. Atualmente, nos mais diferentes espaços, os mais diversos textos sobre educação têm , em comum, algum tipo de referência á presença das TIC no ensino. Entretanto, a essa presença têm sido atribuídos sentidos tão diversos que desautorizam leituras singulares. Assim, se aparentemente não há dúvidas acerca de um lugar central atribuído ás TIC, também não há consenso quanto à sua delimitação.Para saber mais sobre o assunto clique no link abaixo
http://www.cedes.unicamp.br