Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.11.06



Radionovela e fotonovela: Mídias adormecidas

Consultando minha coleção de revistas Nova Escola, encontrei um projeto nota 10, uma iniciativa da revista, cujos projetos inscritos são selecionados e premiados. o tema: Radionovela e Fotonovela:Mídias adormecidas, em sua introdução na reportagem, destaca o interesse da turma pelo projeto, o que torna o relato interessante, visto que um assunto tão retrógrado pode ser resgatado do século passado e despertar o interesse de uma turma de 6ª série.
Para alcançar seu objetivo e trabalhar o conteúdo proposto, o professor de Educação Artística mostrou que os produtos da indústria do entretenimento são passageiros em comparação às obras de arte.
Partindo deste pressuposto a turma analisou o contexto histórico, social e político que tornou a radionovela e a fotonovela populares e conheceu conceitos relativos à comunicação.Dessa forma foi possível uma ressignificação dessas mídias usando outras linguagens como a dramartugia, histórias em quadrinhos e cinema. É interessante ressaltar que, para realizar as tarefas os alunos trabalharam em grupo, o professor também mostra aos alunos que, tanto no passado como no presente, o mundo da comunicação impõe idéias, comportamentos e padrões que devem ser observadores de modo crítico.

Fonte: Revista Nova Escola, março de 2006, p.44-45.
OBS:Para saber mais entre em contato com o professor Carlos Augusto Cabral Arouca pelo e-mail:
Carlos@vila.Com.br