WebQuest, aprendendo na internet
A partir de uma aula do dia 04 de outubro e da leitura de uma reportagem da Revista Nova Escola sobre WebQuest, pude entender o quanto é importante para os alunos a integração dos computadores nos conteúdos das disciplinas.
O processo de investigação sobre o conteúdo na internet, pode transformar uma aula tradicional em um espaço tradicional, em uma aventura para o aluno, fazendo com que o processo se torne atrativo e cada vez mais instigante.
O professor monta um projeto para envolver o aluno num processo de investigação sobre um conteúdo curricular e de usuário da internet se transforma em criador de uma ou mais páginas, com questões e roteiros para solucioná-las.
Na reportagem foram apresentadas aos professores dicas de como encontrar o caminho da rede:. Em vez de pedir a pesquisa de um tema, lance uma a questão ou um enigma;. contextualize o tema o oriente o aluno a assumir um ponto de vista na história;. mostre que nem tudo que está na rede é verdade e que as homepages apresentam diferenças entre seus conteúdos;. amplie o universo da pesquisa, indique: livros, sugira entrevistas, com especialistas no assunto;. aproveite o tema para programar excursões, visitas, apresentar filmes;. na hora de escolher o trabalho final seja criativo. Maquetes, cartazes, apresentações encenações podem ser bons fechamentos;. por que não pedir que os alunos montem um site com o que pesquisaram? Certamente ficarão mais motivados, pois o trabalho se torna público;. quanto mais criativo for na elaboração da proposta de trabalho, menor será o risco de deparar com textos copiados de sites e livros;. lembre-se sempre; essa ferramenta permite que a garotada consulte on-line a avaliação do trabalho e o atualize constantemente.
Para saber mais: http://www.webquest.futuro.usp.br/
O processo de investigação sobre o conteúdo na internet, pode transformar uma aula tradicional em um espaço tradicional, em uma aventura para o aluno, fazendo com que o processo se torne atrativo e cada vez mais instigante.
O professor monta um projeto para envolver o aluno num processo de investigação sobre um conteúdo curricular e de usuário da internet se transforma em criador de uma ou mais páginas, com questões e roteiros para solucioná-las.
Na reportagem foram apresentadas aos professores dicas de como encontrar o caminho da rede:. Em vez de pedir a pesquisa de um tema, lance uma a questão ou um enigma;. contextualize o tema o oriente o aluno a assumir um ponto de vista na história;. mostre que nem tudo que está na rede é verdade e que as homepages apresentam diferenças entre seus conteúdos;. amplie o universo da pesquisa, indique: livros, sugira entrevistas, com especialistas no assunto;. aproveite o tema para programar excursões, visitas, apresentar filmes;. na hora de escolher o trabalho final seja criativo. Maquetes, cartazes, apresentações encenações podem ser bons fechamentos;. por que não pedir que os alunos montem um site com o que pesquisaram? Certamente ficarão mais motivados, pois o trabalho se torna público;. quanto mais criativo for na elaboração da proposta de trabalho, menor será o risco de deparar com textos copiados de sites e livros;. lembre-se sempre; essa ferramenta permite que a garotada consulte on-line a avaliação do trabalho e o atualize constantemente.
Para saber mais: http://www.webquest.futuro.usp.br/
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home