Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.11.06

Tecnologia na educação

De acordo com o texto "TV professor: inter-relações e contribuições para o uso da tecnologia na educação" a autora Rosa Maria Castilhos de Abreu relata que:

"A sociedade da informação gera a necessidade de mudanças no contexto educacional, frente ao momento atual onde tem-se o privilégio de acesso ao rádio, continua-se a ter a histórica fotografia, tem-se o cinema, a televisão e o jornais em papel. Mas com o aparecimento da Internet, existe uma faixa etária predisposta a ser uma geração digital, e acredita-se que continuará a existir outra que ficará ligada aos meios tradicionais".

Percebe-se assim que os avanços tecnológicos chegam às organizações educacionais de modo a contribuir com a educação. É necessário, no entanto, que o profissional da educação, que recebeu uma formação tradicional, prepare-se para acompanhar e fazer uso desta tecnologia de maneira consciente e eficaz, pois nesse processo de ensino-aprendizagem ele é a figura-chave e têm como desafio criticar e criar a atividade. Mas muitas vezes o professor não está preparado para utilizar essas novas tecnologias de uma forma que propicie o conhecimento do aluno agregando valor a sua formação.
Para maiores informações acesse o site: http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/4199.pdf