Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.10.06

Letramento Digital

Essa semana me deparei com uma reportagem exibida pela revista "Educação" páginas 41 à 54, que me chamou a atenção. O assunto abordadado se trata da alfabetização, e discute as diversas facetas, métodos e teorias usados nas escolas do nosso país. Fala do método fônico, global, da teoria construtivista e chama atenção para o letramento digital.
A professora Carla Coscarelli, doutora em estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e co-doutoura de Letramento Digital (Ed. Autêntica, 248 págs.), acredita que é perfeitamente viável ensinar crianças em ambiente digital. "Não há como negar que, hoje, o indivíduo precisa saber lidar com gêneros textuais que circulam em ambientes como e-mail, sites, MSN, Skype, chat, blog, entre outros." A professora ainda destaca que a familiaridade com as novas tecnologias contribui para o desenvolvimento de muitas habilidades como, por exemplo, saber usar o teclado e o mouse com desenvoltura, saber navegar, buscar informações e selecionar aquelas pertinentes aos objetivos da leitura, saber criar, deletar e organizar arquivos e pastas, assim como formatar textos, saber escolher fontes, alinhar parágrafos, inserir imagens e muito mais. Além disso, o letramento digital não restringe ao computador pessoal, mas é exigido do indivíduo em agências bancárias e outros estabelecimentos, onde ele precisa saber manejar teclas e telas para realizar com sucesso suas operações.
Para ter acesso à reportagem em sua integra é só acessar o site www.revistaeducacao.com.br