Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.10.06

Inclusão digital ou apenas números de acessos?

No dia 15 de abril, a Fundação Getúlio Vargas, conjuntamente com empresas de informática e o Comitê para Democratização de Informática do Rio de Janeiro, divulgaram o “Mapa de Exclusão Digital”.
Segundo dados do mapa, a estimativa de "incluídos” de 2000 era de 17,3 milhões para 26,7 milhões em março desse ano, o que significa que 12,46% da população brasileira tem acesso ao computador e, desse total, 8,31% tem acesso à Internet. Um outro dado divulgado é o acesso na escola de ensino médio: estima-se que 50,29% dessas escolas têm infra-estrutura, 55,87% dos alunos têm acesso ao computador e 45,64% têm acesso à Internet. É importante também divulgar que o Estado de São Paulo passou de 3º lugar, em 1997, com 22, 21% para o primeiro lugar, em 2001, com 49,7% do nível de “inclusão digital nas escolas”.
O coordenador do estudo, economista Marcelo Neri, afirma que o ritmo atual, que é de 1 milhão de pessoas “incluídas” a cada 4 meses, não é suficiente para resolver o problema de “inclusão digital”.
André Luiz das Neves, da coalizão Comunicação, é educador do Centro de Educação, Estudos e Pesquisa (CEEP)

A pesquisa nos mostra um grande aumento na era digital, mas se analisarmos bem os dados da pesquisa poderemos perceber que apesar de 12,46% da população brasileira ter acesso ao computador os números ainda são pequenos em relação à população total.