Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

29.10.06

"BOLETIM TÉCNICO DO SENAC"

Gostaria de indicar para pesquisa da turma sobre várias temáticas, a revista Boletim Técnico do Senac, desde o início do curso venho fazendo boas pesquisas nesse periódico que tem uma grande diversificação de assunto, e na maiorias das vezes atende a área pedagógica e com artigos diversos sobre tecnologia e educação.
A edição de set/dez 2003, volume 29, traz o artigo de Marco Silva com o título: De Anísio Teixeira à cibercultura: desafios para a formação de professores ontem, hoje e amanhã.
nesse artigo, Silva aborda à luz das idéias de Anísio Teixeira, o tema sobre a formação de professores que na maioria das vezes fica alheia à revolução das ciências e da tecnologia. Ele afirma que o professor poderá modificar sua atuação em sala de aula investindo em alguns fundamentos, sendo que um deles é:
"O professor precisará se dar conta do hipertexto enquanto escritura não sequencial, como montagem de conexões em rede que permite e exige uma multiplicidade de recorrências, transformando a leitura em escrita". (SILVA, 2003)
Vejo que o importante é que o professor tenha vontade de querer mudar e conhecer o que é possível para si e para o seu trabalho, porque há vários caminhos e soluções para a sua possível alfabetização tecnológica.