Informatica na Educação
A primeira aplicação pedagógica do computador foi planejada para usá-la como maquina de ensinar e empregava o conceito de instrução programado. Ate hoje muitas experiências educacionais se restringem a colocar microcomputador e programas.
A aplicação da tecnologia de informação nos diversos ramos da atividade humana acarretou a criação de cursos de níveis técnicos, superior ou mesmo livre, com a finalidade de preparar profissionais para exercer funções especificas da área. Há uma gama enorme de programas computacionais para uso em Educação, que têm como fundamento a teoria comportamentalista. O significado de construcionismo aqui adotado refere –se a toda uma perspectiva sobre o uso do computador.
A abordagem logo “não é a linguagem de programação em si, e sim um modo de conceber e de usar programação de computadores”. Para o instrucionismo a melhor aprendizagem decorre do aperfeiçoamento do ensino, enquanto que o contrucionismo não nega o valor da instrução,mas coloca a atitude construcionista como um paradoxo que tem a meta de produzir a maior a partir do mínimo ensino.
O professor construcionista procura identificar as duvidas e o grau de compreensão dos alunos sobre conceitos em estudo. Assim , tanto na formação como na prática do professor, a ação é simultaneamente ponto de partida , de chegada e processo, mediada por um entrelaçamento de fatores que constituem a totalidade de cada sujeito envolvido na ação – fatores afetivos, sociais, culturais, cognitivos e emocionais interconectados em uma perspectiva interdisciplinar.
Para melhor compreender o objeto em estudo, é preciso analisar os fundamentos da abordagem adotada no que se refere as bases da propostas construcionista.
Podemos dizer que a informática na educação é um novo domínio da ciência que em seu próprio conceito traz embutido, a idéia da pluralidade , de inter – relação e de intercambio critico entre saberes e idéias.
Muitos aos desafios enfrentados atualmente têm a ver com a fragmentação do conhecimento, que resulta tanto de nossa especialidade quanto, e principalmente do processo educacional do qual participamos.
O universo de estudos da informática na educação é como uma rede dinâmica de temas ou especialidades. Coloco – se a utilização pedagógica do computador na confluência de diversas teorias.
Elaborar em programa significa manipular um sistema de palavras e de regras formais, que constituem a sintaxe e a estrutura da linguagem, que dão suporte para se representar os conhecimentos e as estratégicas necessárias à solução do problema.
A aplicação da tecnologia de informação nos diversos ramos da atividade humana acarretou a criação de cursos de níveis técnicos, superior ou mesmo livre, com a finalidade de preparar profissionais para exercer funções especificas da área. Há uma gama enorme de programas computacionais para uso em Educação, que têm como fundamento a teoria comportamentalista. O significado de construcionismo aqui adotado refere –se a toda uma perspectiva sobre o uso do computador.
A abordagem logo “não é a linguagem de programação em si, e sim um modo de conceber e de usar programação de computadores”. Para o instrucionismo a melhor aprendizagem decorre do aperfeiçoamento do ensino, enquanto que o contrucionismo não nega o valor da instrução,mas coloca a atitude construcionista como um paradoxo que tem a meta de produzir a maior a partir do mínimo ensino.
O professor construcionista procura identificar as duvidas e o grau de compreensão dos alunos sobre conceitos em estudo. Assim , tanto na formação como na prática do professor, a ação é simultaneamente ponto de partida , de chegada e processo, mediada por um entrelaçamento de fatores que constituem a totalidade de cada sujeito envolvido na ação – fatores afetivos, sociais, culturais, cognitivos e emocionais interconectados em uma perspectiva interdisciplinar.
Para melhor compreender o objeto em estudo, é preciso analisar os fundamentos da abordagem adotada no que se refere as bases da propostas construcionista.
Podemos dizer que a informática na educação é um novo domínio da ciência que em seu próprio conceito traz embutido, a idéia da pluralidade , de inter – relação e de intercambio critico entre saberes e idéias.
Muitos aos desafios enfrentados atualmente têm a ver com a fragmentação do conhecimento, que resulta tanto de nossa especialidade quanto, e principalmente do processo educacional do qual participamos.
O universo de estudos da informática na educação é como uma rede dinâmica de temas ou especialidades. Coloco – se a utilização pedagógica do computador na confluência de diversas teorias.
Elaborar em programa significa manipular um sistema de palavras e de regras formais, que constituem a sintaxe e a estrutura da linguagem, que dão suporte para se representar os conhecimentos e as estratégicas necessárias à solução do problema.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home